segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Pequeno Glossário de Eric Voegelin para Entender o Debate Público

Em pleno transcorrer de uma campanha eleitoral, não há de passar por despercebido certos cacoetes mentais que, por sua vez, expressam as iniquidades da classe intelectual deste país. O debate público é permeado por uma verborragia infernal, por discursos ausentes de realidade, propostas genéricas, e por uma crença messiânica na simples renovação, ou do seu inverso, na simples continuidade. Alguns termos cruciais da filosofia de Eric Voegelin nos pode dar luz sobre a raiz de tais problemas. Vejamos alguns deles, a partir do livro de Michael Federici: "A Restauração da Ordem".

FEDERICI, Michael P. A Restauração da Ordem. São Paulo: É Realizações, 2011. 1ª Edição. (p. 189-211).

Apocalipse Metastático - A transformação da realidade através de um ato de fé. Voegelin associa a este conceito a ideia de mágica. 

Consciência de Época - Conceito que Voegelin emprega para descrever a ideia de que está surgindo uma época nova e final que está terminando uma época antiga. Ele atribui ao Iluminismo uma consciência de época que está relacionada a Joaquim de Flora no século XIII. Flavio Biondo é outro exemplo de pensador que tem consciência de época porque ele dividiu a história em antiga, medieval e moderna. O movimento, entretanto, não alcança o ponto de significância política e revolução social senão até o século XVIII. A consequência inclui o "significado perdido da existência cristã" e a ascensão dos movimentos políticos de massa.

Cosmion - Termo de Voegelin para o "pequeno mundo de ordem" criado por uma sociedade através de seus símbolos auto-interpretativos e experiências correspondentes. O cosmion é defendido e racionalizado de uma maneira que produz registros históricos que podem ser analisados para desvelar a história das ideias. O cosmion é uma reflexão de uma ordem mais ampla e mais alta que implica a necessidade de subordinar a vontade humana à realidade transcendente. Regimes totalitários, por reconhecerem apenas a realidade intramundana, substituem o cosmion pelo cosmos.

Deformação - A destruição da alma pelo fechamento existencial ou pela corrupção ideológica. Equivalente a desculturação. A deformação pode ocorrer quando a verdade diferenciada é deformada em dogmas ou doutrinas ideológicas. Por exemplo, a noção de Marx de "emancipação" é uma deformação da ideia do Evangelho de metanoia (conversão espiritual verdadeira).

Desespiritualização - O relegar à vida privada assuntos espirituais e símbolos. À desespiritualização segue-se a respiritualização: o cristianismo é substituído por ideologias modernas que contém uma semelhança com o cristianismo, mas são faltas de sua substância espiritual.

Ecúmena - A tentativa de criar uma comunidade universal da humanidade, seja num sentido espiritual, seja num sentido imperial.

Escatologia - Especulação acerca do destino final e último do homem. Há pathos escatológico em Marx porque ele afirma ter descoberto o destino do homem como a perfeição da natureza na história. Intimamente relacionado ao milenarismo. Ideologias gnósticas e utópicas como o comunismo e o nacional-socialismo acreditam que é possível imanentizar o eschaton (trazer o céu a terra).

Fé Metastática - Fés metastáticas tentam transformar radicalmente o ser, a estrutura da realidade, a si mesmas. Essas crenças utópica são escapistas, pois sugerem que os seres humanos podem sair do entremeio e criar sociedades que encontram uma maneira de eliminar a tensão da existência.

Fechamento Narcisista - Termo que Voegelin emprega para descrever a condição espiritual de uma alma fechada que se revolta contra o fundamento transcendente do ser, ao colocar o homem no lugar do fundamento divino.

Fragmentação - A tendência comum de ideólogos de tomar uma parte da realidade, reduzi-la a uma doutrina ou proposição, e considerá-la o todo da realidade.

Gnosticismo - Ideologia que afirma o conhecimento absoluto da realidade. Segundo Voegelin, caracteriza o mundo moderno. É engendrada pela insatisfação com a estrutura da existência como ela é e pela crença de que uma nova ordem pode ser criada pela execução de um plano revolucionário de ação, baseado na gnose. A nova ordem representa uma transformação da natureza humana e da própria estrutura de existência.

Ideologias Secundárias - Ideologias como conservadorismo ou tradicionalismo que são criadas para preservar a ordem existente de movimentos radicais como jacobinismo ou marxismo.

Libido Dominandi - A vontade de poder. Uma característica definidora dos gnósticos, que, afinal, revelam que por trás de suas proposições ideológicas jaz a luxúria pelo poder e domínio.

Paradoxo da Modernidade - Progresso e declínio concomitantes. O progresso é na área da ciência e da tecnologia, que levou a níveis notáveis de conforto material, educação e saúde. No entanto, esse progresso se faz à custa do declínio espiritual. Guerras destrutivas, materialismo ideologicamente motivado e alienação engendraram um corpo de literatura sobre o declínio do Ocidente.

Páthos - A paixão e a comoção que estão associadas com a vida humana e a ansiedade do entremeio. Doutrinas ideológicas criam um clima cultural que compele o filósofo a apelar ao páthos como maneira de penetrar a verdade da existência que todos os seres humanos compartilham na experiência.

Princípio Antropológico de Platão - A interpretação da ordem social e existencial. Esta ideia está presente na República, obra na qual Platão faz conexões entre a ordem da alma e a ordem da pólis. Se a pólis é o homem (a alma) escritas com letras maiúsculas, então as ordens social e política dependem dos líderes que sintonizaram sua alma com o fundamento. A degeneração do regime é, afinal, uma degeneração do caráter moral na classe reinante. Por implicação, instituições sociais e políticas são incapazes de manter uma ordem justa sem líderes de caráter moral sadio.

Religiosidade Intramundana - Uma nova religião que emerge do iluminismo. O homem não é ordenado de cima pela graça eterna de Deus, mas de baixo, pelo interesse próprio e pelo cálculo utilitário.